As projeções 35 mm ao ar livre na Esplanada (39 Degraus) da Cinemateca prosseguem em setembro, nas noites de sexta-feira e sábado. Às sextas, o programa é Kirk Douglas, numa extensão do Ciclo que atravessa todo o mês “dentro de portas” dedicado ao ator. Intitulado A Vida Apaixonada de Kirk Douglas, o Ciclo é integralmente apresentado neste jornal na entrada respetiva, onde se podem ler as notas dos filmes programados. As projeções dos sábados estão reservados a Lubitsch: Um Toque de Lubitsch a ver sob as estrelas, antecipando a intenção de uma retrospetiva a dedicar, em 2017, ao realizador alemão que prosseguiu o seu trabalho no cinema mudo alemão dos anos dez e vinte do século XX em Hollywood onde, entre 1922 e 1947, se tornou um dos mais geniais e sofisticados dos realizadores “clássicos”, aquele cuja inconfundível marca ficou conhecida como o “Lubitsch touch”. Os quatro Lubitsch americanos a ver ao ar livre são de finais dos anos trinta, início dos quarenta: ANGEL, com Dietrich na “visão angélica” de Lubitsch; e, não menos “angelicalmente lubitshianos”, o prodigioso THE SHOP AROUND THE CORNER, THAT UNCERTAIN FEELING, uma “comédia soluçante” de atribulações amorosas, e TO BE OR NOT TO BE, para também chamar Shakespeare às projeções na Esplanada.
A projeção de THE SHOP AROUND THE CORNER é também apresentada no contexto da iniciativa da Livraria Linha de Sombra com a Feira Morta que, ao longo desse sábado, 24, organizam um “evento itinerante dedicado à edição de autor e a práticas DIY (‘Faça Você Mesmo’) de edição” no terraço dos 39 Degraus da Cinemateca. A Feira Morta apresenta-se como um espaço aberto onde se partilha, discute e pensa sobre ilustração, artes plásticas e gráficas, banda-desenhada, desenho e música, promovendo a divulgação da cultura independente atual através do contato direto e informal entre público e criadores.


Esplanada | Sex. [2] 22:30
Sala M. Félix Ribeiro | Qua. [7] 15:30

A Vida Apaixonada de Kirk Douglas

SPARTACUS

Spartacus
de Stanley Kubrick
com Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons, Charles Laughton, Peter Ustinov, Tony Curtis, John Gavin, Nina Foch
Estados Unidos, 1960 – 193 min / legendado eletronicamente em português | M/12

1-SPARTACUS

Adaptação de Dalton Trumbo (saído da “lista negra”) de um livro de Howard Fast que conta a odisseia de Spartacus, chefe de uma revolta contra o Império Romano. Destaque para as composições de Laurence Olivier, como senador Crasso, que persegue Spartacus com as suas legiões, Charles Laughton e Peter Ustinov (Óscar de melhor ator secundário, uma das quatro estatuetas conquistadas pelo filme). A personagem titular é de Kirk Douglas.


Esplanada | Sáb. [3] 22:30

Um Toque de Lubitsch

ANGEL

O Anjo
de Ernst Lubitsch
com Marlene Dietrich, Herbert Marshall, Melvyn Douglas, Edward Everett Horton
Estados Unidos, 1937 – 91 min / legendado em português | M/12

1-ANGEL

Nos filmes de Lubitsch tudo gira à volta de dois temas: o sexo e o dinheiro. Mas, sendo Lubitsch o mestre absoluto da comédia sofisticada, as coisas mais duras e as relações mais venais são ditas e vividas com a máxima elegância e humor. ANGEL, um dos dois encontros de Lubitsch com Marlene Dietrich (o outro foi em DESIRE, realizado por Borzage e produzido por Lubitsch), é a história de uma mulher casada a quem reaparece o homem duma ocasional noite em Paris. É um filme quase abstrato, é quase música de câmara.


Sala M. Félix Ribeiro | Ter. [6] 19:00
Esplanada | Sex. [9] 22:30

A Vida Apaixonada de Kirk Douglas

ALONG THE GREAT DIVIDE 

A Caminho da Forca
de Raoul Walsh
com Kirk Douglas, Virginia Mayo, Walter Brennan, John Agar, Ray Teal
Estados Unidos, 1951 – 88 min / legendado em espanhol | M/12

2-Along-the-Great-Divide

Um western mais “negro” do que clássico, que toma por ponto de partida um tema então em voga: o conflito de gerações, e a revolta de um filho contra o pai. Kirk Douglas é um xerife que conduz, através do deserto, um preso acusado de assassínio, sendo perseguido por um bando de “vingadores”, chefiados por um rancheiro e o seu filho, que querem linchar o preso (Walter Brennan). A viagem revelará a verdade dos factos numa paisagem árida e deserta por onde passa a memória de GREED.


Esplanada | Sáb. [10] 22:30

Um Toque de Lubitsch

THAT UNCERTAIN FEELING

No Que Pensam as Mulheres
de Ernst Lubitsch
com Merle Oberon, Melvyn Douglas, Burgess Meredith
Estados Unidos, 1941 – 83 min / legendado em francês e eletronicamente em português | M/12

2-THAT-UNCERTAIN-FEELING

THAT UNCERTAIN FEELING é uma irresistível incursão no clássico triângulo amoroso, em que Lubitsch foi mestre. No enredo que segue uma mulher que sofre de soluços persistentes, quando irritada, e cujas consultas a um psiquiatra acabam por lançar nos braços de um pianista tresloucado, encontra-se uma variante sobre os temas do sexo e o do dinheiro, com o inigualável “touch” do mestre. Nova versão de uma comédia muda de Lubitsch, hoje considerada perdida (KISS ME AGAIN), THAT UNCERTAIN FEELING é um filme relativamente subestimado do período final da sua obra.


Esplanada | Sex. [16] 22:30
Sala M. Félix Ribeiro | Ter. [23] 15:30

A Vida Apaixonada de Kirk Douglas

THERE WAS A CROOKED MAN

O Réptil
de Joseph L. Mankiewicz
com Kirk Douglas, Henry Fonda, Hume Cronyn, Warren Oates, Burgess Meredith, Lee Grant
Estados Unidos, 1970 – 125 min / legendado eletronicamente em português | M/12

3-there-was-a-crooked-man

A partir da imagem clássica de Henry Fonda, como o modelo do justiceiro incorruptível, Mankiewicz procede a uma irónica inversão neste western-comédia, em que Fonda é um barbudo xerife em perseguição de um evadido que procura recuperar o saque de um roubo. O protagonista é Kirk Douglas.


Esplanada | Sáb. [17] 22:30

Um Toque de Lubitsch

TO BE OR NOT TO BE 

Ser ou Não Ser
de Ernst Lubitsch
com Carole Lombard, Jack Benny, Robert Stack
Estados Unidos, 1942 – 95 min / legendado eletronicamente em português | M/12

3-To-be-or-not-to-be

O mundo real e o da representação confundem-se nesta comédia genial em que um grupo de atores, para fugir da Varsóvia ocupada pelos nazis, é obrigado a encenar na realidade a peça que preparava para o palco. Referindo o famoso solilóquio do Hamlet de Shakespeare, o título anuncia o registo “em trompe l’oeil” em que todo o filme se constrói. “É muito estranho que se compare a tragédia shakespeariana à farsa lubitschiana? Aparentemente, de facto, é. Com Lubitsch – como com Shakespeare – as surpresas nunca acabam e tudo vai dar a tudo” (João Bénard da Costa). Foi o último filme de Carole Lombard, num papel que Lubitsch inicialmente imaginara talhado para Miriam Hopkins.


Esplanada | Sex. [23] 22:30

A Vida Apaixonada de Kirk Douglas

THE ARRANGEMENT

O Compromisso
de Elia Kazan
com Kirk Douglas, Faye Dunaway, Deborah Kerr
Estados Unidos, 1969 – 125 min / legendado eletronicamente em português | M/12

4-arrangement

Um dos filmes finais de Elia Kazan (que só rodaria mais dois), baseado num romance seu, e à época muito mal recebido. Com ressonâncias autobiográficas, centra-se num homem de meia-idade (Douglas) a atravessar uma crise depressiva, enfiado num matrimónio entediante e envolvido num “affair” com uma colega de trabalho (a espampanante Faye Dunaway). Apesar do falhanço na altura da estreia, permanece como um dos mais singulares filmes de Kazan.


Esplanada | Sáb. [24] 22:30

Um Toque de Lubitsch | Com a Linha de Sombra

THE SHOP AROUND THE CORNER 

A Loja da Esquina
de Ernst Lubitsch
com Margaret Sullavan, James Stewart, Frank Morgan, Joseph Schildkraut, Felix Bressart
Estados Unidos, 1940 – 97 min / legendado em português | M/12

4-SHOP-AROUND-THE-CORNER

Um dos filmes mais amados de Ernst Lubitsch, embora bastante diferente das suas obras-primas dos anos trinta, em que a elegância igualava o cinismo. Por comparação, adaptado de uma peça húngara, THE SHOP AROUND THE CORNER é quase sentimental, seguindo a história de dois modestos colegas de trabalho que se veem todos os dias na loja, sem suspeitar que trocam, um com o outro, uma correspondência amorosa. Também neste registo, a mise-en-scène de Lubitsch é um prodígio de perfeição. “Se já sabíamos que Lubitsch era um fingidor, nunca o vimos fingir tão sinceramente. E por isso também chega a fingir que é dor a dor que deveras sente. THE SHOP AROUND THE CORNER inventaria o poema de Pessoa se ele não tivesse sido já inventado” (João Bénard da Costa). A sessão decorre no contexto da iniciativa da Livraria Linha de Sombra com a Feira Morta que, durante a tarde, organizam um “evento itinerante dedicado à edição de autor e a práticas DIY (‘Faça Você Mesmo’) de edição” no terraço dos 39 Degraus.